Mortes por covid-19 em presídios aumentam 16% em 30 dias, aponta CNJ

Número de casos cresce 8% e especialista alerta para subnotificação

Publicado em 18/06/2021 - 13:30 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de mortes por covid-19 no sistema penitenciário cresceu duas vezes mais que o número de casos entre detentos e servidores do sistema prisional, indicando possível subnotificação, segundo especialistas.

Nos últimos 30 dias, o número de óbitos cresceu 16% entre internos e servidores, contra um crescimento de apenas 8% no número de casos. Os dados são sistematizados a cada 15 dias pelo Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, a partir de informações das autoridades locais. No último levantamento, apenas 15 das 27 unidades da federação atualizaram as informações.

Segundo o criminologista Felipe Freitas, idealizador do portal InfoVírus, que monitora os casos de Covid nas cadeias, o maior aumento no número de mortes que de casos revela uma possível subnotificação por falta de testes.

Segundo o especialista, não dá para saber a real condição da pandemia no sistema prisional do país, que concentra cerca de 760 mil pessoas. Segundo o Infovírus, alguns estados ficam meses sem atualizar os dados. O Piauí chegou a 6 meses sem atualização, neste mês. Já o Rio Grande do Norte atualizou em junho, após oito meses sem dar informações.

O Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça,  Antônio Tavares, reconhece que o sistema de monitoramento da pandemia nos presídios tem problemas.

De acordo com o último levantamento, foram registrados mais de 85 mil casos do novo coronavírus no sistema prisional em toda pandemia, além de 496 óbitos. Das mortes, mais da metade, ou seja, 267 casos, foram de servidores do sistema penitenciário. 

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo