Prefeitura do Rio inicia demolição de estruturas irregulares na Muzema
Após o susto, os moradores de dois prédios na Muzema, zona oeste do Rio de Janeiro, já retornaram aos seus apartamentos. A Defesa Civil liberou o retorno. Na madrugada desta segunda-feira (14) várias famílias ouviram estalos e deixarem suas casas às pressas. As construções ficam na Estrada de Jacarepaguá, mesma região onde dois prédios desabaram em abril de 2019, deixando 24 mortos e oito feridos.
Técnicos da Defesa Civil, secretarias de Conservação e da Ordem Pública e da subprefeitura de Jacarepaguá formaram um força-tarefa e iniciaram na manhã desta segunda-feira a demolição de estruturas que estão sendo erguidas de forma irregular.
A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, acompanhou o trabalho e disse que serão apreendidos equipamentos e materiais utilizados nas obras.
No último dia 3, um prédio em Rio das Pedras, também na zona oeste, desabou . Duas pessoas morreram e outras quatro se feriram. Outro prédio na mesma região estalou no dia 10 e dois pavimentos foram demolidos, por apresentarem sobrecarga nos andares inferiores e risco de desabamento.
O prefeito Eduardo Paes disse que construções irregulares, muitas delas feitas pela milícia, são um problema antigo na cidade e o poder público tem aprimorado os instrumentos de fiscalização para evitar novas tragédias.