Prefeitura do Rio inicia demolição de estruturas irregulares na Muzema

Nesta segunda, moradores desocuparam prédios após estalos

Publicado em 14/06/2021 - 12:30 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após o susto, os moradores de dois prédios na Muzema, zona oeste do Rio de Janeiro, já retornaram aos seus apartamentos. A Defesa Civil liberou o retorno. Na madrugada desta segunda-feira (14) várias famílias ouviram estalos e deixarem suas casas às pressas. As construções ficam na Estrada de Jacarepaguá, mesma região onde dois prédios desabaram em abril de 2019, deixando 24 mortos e oito feridos.

Técnicos da Defesa Civil, secretarias de Conservação e da Ordem Pública e da subprefeitura de Jacarepaguá formaram um força-tarefa e iniciaram na manhã desta segunda-feira a demolição de estruturas que estão sendo erguidas de forma irregular.

A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, acompanhou o trabalho e disse que serão apreendidos equipamentos e materiais utilizados nas obras.

No último dia 3, um prédio em Rio das Pedras, também na zona oeste, desabou . Duas pessoas morreram e outras quatro se feriram. Outro prédio na mesma região estalou no dia 10 e dois pavimentos foram demolidos, por apresentarem sobrecarga nos andares inferiores e risco de desabamento.

O prefeito Eduardo Paes disse que construções irregulares, muitas delas feitas pela milícia, são um problema antigo na cidade e o poder público tem aprimorado os instrumentos de fiscalização para evitar novas tragédias.

 

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo