Prefeitura e MP firmam cooperação contra ocupação irregular no Rio

Publicado em 21/06/2021 - 17:26 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público Estadual e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram, nesta segunda-feira, um termo de cooperação para reforçar o combate a um grave problema urbano, que vem provocando seguidas tragédias: as construções irregulares na capital fluminense.

A ideia, segundo o MP, é melhorar o fluxo de informações entre os órgãos e fornecer subsídios para a atuação no que se refere ao tema do ordenamento urbano.

O assunto voltou às manchetes após o desabamento de mais uma construção irregular, na comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste carioca, no início do mês. Pai, de 30 anos, e filha, de apenas dois, morreram no desmoronamento.  A mãe, de 26 anos, foi resgatada com vida, depois de ficar horas sob os escombros.

A região é a mesma onde em abril de 2019, o desabamento de dois edifícios irregulares, deixou 24 mortos.

Durante a assinatura do termo, o prefeito Eduardo Paes voltou a dizer que vai continuar agindo para prevenir a expansão imobiliária  ilegal. Além de impedir novas construções, outro desafio que a prefeitura enfrenta diz respeito aos moradores que já ocupam áreas irregulares. Nesse sentido, Paes anunciou que encomendou à Geo-Rio - Fundação Instituto de Geotécnica do município - um estudo detalhado sobre as condições de moradia nas comunidades de Rio das Pedras e Muzema.

O Termo de Cooperação firmado terá a validade inicial de 60 meses, mas pode ser prorrogado. O documento, segundo o MP, destaca a importância da atuação conjunta entre os órgãos, diante da necessidade de garantir a ordem urbana, e para evitar danos decorrentes de invasões, ocupações desordenadas e obras irregulares.

A parceria também pretende assegurar o cumprimento da legislação urbanística, de forma a preservar os espaços coletivos, a propriedade e a cidade.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo