Principais desejos dos brasileiros são casa própria, educação e saúde

Publicado em 28/06/2021 - 08:16 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia tem feito o brasileiro manter o desejo por contratar ou permanecer vinculado a um plano de saúde e fez crescer a vontade da população em adquirir carro próprio, aparelhos celulares, computadores e ter acesso à internet de alta velocidade. É o que mostra pesquisa do Instituto Vox Populi encomendada pelo IESS, Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.

Assim como nas cinco edições anteriores da pesquisa, que acontece a cada dois anos, contar com um plano de saúde é o terceiro maior desejo do brasileiro, atrás de casa própria e educação. De acordo com José Cechin, superintendente do IESS, o período da pandemia e as novas necessidades frente ao isolamento social, como o trabalho e o ensino remotos, e a telemedicina, por exemplo, justificam as menções às tecnologias.

Cechin explica que quanto ao carro próprio, que ficou em quarto lugar na pesquisa, esse desejo também aparece como recurso que visa evitar o contágio pelo novo coronavírus.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos brasileiros está satisfeita com o plano de saúde que possui, e 86% o recomendariam para amigos e familiares. 

Para o funcionário público Francisco Nascimento, morador de Brasília, ter um plano de saúde tornou-se uma necessidade frente a dificuldade de ser assistido no Sistema Único de Saúde.

De acordo com o IESS, o estudo pode servir de base para regulamentação e debate sobre a saúde suplementar.

O levantamento foi feito em oito capitais metropolitanas, entre 15 e 26 de abril deste ano e ouviu 3 mil e 200 pessoas.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunizações completa 48 anos

Nos últimos meses quando se fala em Programa Nacional de Imunizações, o PNI, vem logo à mente a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo que atinge a Chapada dos Veadeiros já consumiu 15,5 mil hectares

O incêndio que começou no último domingo, 12 de setembro, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, continua ativo em duas frentes na região. Ao todo, o fogo já consumiu uma área de Cerrado equivalente a mais de 15,5 mil hectares.

Baixar arquivo