Procon alerta para golpe do delivery

Esse tipo de crime cresceu 186% em um ano

Publicado em 22/07/2021 - 12:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem nunca precisou apelar para os aplicativos de entrega para pedir uma refeição comida japonesa sanduíche até uma sobremesa? Hoje em dia muita gente pede comida pela internet. Mas agora é preciso ficar atento até na hora de pedir aquele lanche, almoço ou jantar pelos aplicativos de entrega! É que surgiu um golpe novo: o chamado golpe do delivery.

De acordo com dados do Procon-São Paulo, esse tipo de crime  cresceu 186% em um ano. De janeiro até maio, foram 249 registros contra as empresas iFood, Rappi e Uber Eats.

Funciona assim: o consumidor pede uma comida pelo aplicativo e na hora de pagar, a maquinha do cartão que o entregador leva aparece com visor quebrado ou embaçado. É nessa hora que acontece o golpe: o preço cobrado é muito acima do valor da compra. Sem conseguir enxergar direito, a pessoa digita a senha e perde muito  dinheiro. 

Um outro jeito de agir dos bandidos é ligando para o cliente. Eles se passam por funcionários da empresa de entrega e dizem que é preciso pagar uma taxa a mais porque o motoqueiro sofreu um acidente ou um atraso. A maneira de extorquir é a mesma: um valor muito acima é colocado na máquina do cartão sem o cliente notar.

Marcelo de Souza, diretor-geral do Procon do Distrito Federal, dá algumas dicas de como se proteger de golpes assim. Checar os valores na máquina e desconfiar de taxas extras são algumas delas. 

Se você notar que caiu no golpe, é preciso entrar em contato imediatamente com o restaurante e com o aplicativo para relatar o que aconteceu. Mas Marcelo explica que é importante  também notificar os órgãos de defesa do consumidor e a polícia.

Para mais informações de como agir em casos assim, basta ligar para o Procon do seu estado.

Edição: Leila Santos / Patrícia Serrão

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo