Procon alerta para golpe do delivery

Esse tipo de crime cresceu 186% em um ano

Publicado em 22/07/2021 - 12:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem nunca precisou apelar para os aplicativos de entrega para pedir uma refeição comida japonesa sanduíche até uma sobremesa? Hoje em dia muita gente pede comida pela internet. Mas agora é preciso ficar atento até na hora de pedir aquele lanche, almoço ou jantar pelos aplicativos de entrega! É que surgiu um golpe novo: o chamado golpe do delivery.

De acordo com dados do Procon-São Paulo, esse tipo de crime  cresceu 186% em um ano. De janeiro até maio, foram 249 registros contra as empresas iFood, Rappi e Uber Eats.

Funciona assim: o consumidor pede uma comida pelo aplicativo e na hora de pagar, a maquinha do cartão que o entregador leva aparece com visor quebrado ou embaçado. É nessa hora que acontece o golpe: o preço cobrado é muito acima do valor da compra. Sem conseguir enxergar direito, a pessoa digita a senha e perde muito  dinheiro. 

Um outro jeito de agir dos bandidos é ligando para o cliente. Eles se passam por funcionários da empresa de entrega e dizem que é preciso pagar uma taxa a mais porque o motoqueiro sofreu um acidente ou um atraso. A maneira de extorquir é a mesma: um valor muito acima é colocado na máquina do cartão sem o cliente notar.

Marcelo de Souza, diretor-geral do Procon do Distrito Federal, dá algumas dicas de como se proteger de golpes assim. Checar os valores na máquina e desconfiar de taxas extras são algumas delas. 

Se você notar que caiu no golpe, é preciso entrar em contato imediatamente com o restaurante e com o aplicativo para relatar o que aconteceu. Mas Marcelo explica que é importante  também notificar os órgãos de defesa do consumidor e a polícia.

Para mais informações de como agir em casos assim, basta ligar para o Procon do seu estado.

Edição: Leila Santos / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo realiza mutirão de vacinação de crianças

Neste domingo, a vacinação contra doenças como gripe, sarampo, poliomielite e febre amarela continua em postos instalados em parques da cidade e na avenida paulista.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer pede autorização para aplicação de reforço em adolescentes

O pedido foi recebido pela Anvisa nessa sexta-feira, que deve responder em até 30 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde confirma mais três casos de varíola dos macacos

Agora, são 17 pessoas no Brasil que estão ou estiveram com a doença.

Baixar arquivo