Além de derrubar as temperaturas, a massa de ar frio que atinge o Rio de Janeiro há três dias deixa o mar muito agitado e com ondas de até quatro metros nas praias. Na madrugada desta sexta-feira (30), a água chegou às pistas das avenidas Delfin Moreira e Vieira Souto, no Leblon e Ipanema, que tiveram que ser interditadas ao tráfego de veículos.
A força da água arrastou vasos de plantas, cadeiras e mesas de quiosques no calçadão. Cinquenta e cinco garis da Comlurb, a Companha de Limpeza Urbana da cidade, com dois caminhões basculantes e duas pás carregadeiras fazem a retirada da areia, que é recolocada na praia. As pistas estão sendo lavadas com água de reuso. Apenas o trecho da Delfin Moreira, na altura da rua Bartolomeu Mitre, continua fechado ao trânsito.
O aviso de ressaca emitido pela Marinha na terça-feira, dia 27, vale até este sábado, dia 31. O meteorologista da Marinha, Capitão-tenente Diego Pedroso, explicou que desde o início da semana uma intensa massa de ar frio, acompanhada de uma frente fria vem avançando sobre o Brasil, trazendo ventos fortes, que provocam a agitação do mar e a formação de ondas grandes.
O informe da Marinha orienta, ainda evitar o banho e a prática de esportes no mar; não permanecer em mirantes e evitar trafegar de bicicleta na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia. Por fim, não entrar no mar para resgatar vítimas de acidentes e acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.