Você já pensou em adotar um animal e fazer dele o seu melhor amigo? No Rio, uma iniciativa que acaba de ser lança pretende ajudar nessa decisão. Neste fim de semana, foi lançada a campanha "Adote um Amigo", que inclui uma série de ações promovidas pela prefeitura em parceria com ONGS e Associações. A ideia é falar sobre a importância de dar um lar a bichos abandonados e valorizar a proteção daqueles que estão nas ruas.
Entre as novidades, está o Disque Adoção. A partir desta terça-feira, os cariocas poderão ligar para o número 1746, para saber como adotar um pet. O serviço também vai funcionar pelo Whatsapp: (21) 3460-1746.
Os animais da campanha, que vai incluir feiras de adoção em diferentes pontos do Rio, estão abrigados em em ONGs parceiras e na Fazenda Modelo, Centro de Proteção que oferece gratuitamente serviços veterinários e atendimento a pets vítimas de maus-tratos e abandono. Atualmente, a fazenda tem cerca de 950 abrigados, muitos resgatados em ações da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
Para realizar a adoção, é necessário que o futuro cuidador avalie bem as condições ao levar o animal para casa, considerando que necessitam de espaço, crescem e adoram brincar, e que também necessitam de cuidados com a saúde e alimentação.
Segundo a prefeitura, todos os animais disponíveis para adoção são vacinados, vermifugados e possuem identificação por microchip. Os adultos já estão esterilizados.