"Melzinho do Amor": Anvisa alerta para perigos do uso do estimulante

Publicado em 23/08/2021 - 08:00 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Melzinho do amor”. Um suposto estimulante sexual que pode trazer sérios riscos a saúde. Esse é o alerta de especialistas e da Anvisa.

Sem autorização da Anvisa e mesmo tendo sua venda proibida em todo o país, o produto pode ser comprado na internet, em feiras e lojas.

Ana Carolina Moreira, gerente de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Agência afirma que o consumo de uma substância não aprovada pela Anvisa pode trazer prejuízos a saúde. Ela explica que não existe nenhuma garantia que confirme sua eficácia, além de trazer um desconhecimento da higiene para a ingestão do produto.

O produto ilegal tem se popularizado, principalmente entre os jovens. O endocrinologista Márcio Dytz alerta que uso pode causar dependência e, em caso de pacientes cardíacos, pode levar a morte. Dytz explica que o produto tem componentes parecidos com o que existe no medicamento “Viagra”, portanto, pode trazer riscos inesperados com sua ingestão.

Há 3 meses a Anvisa abriu investigação sanitária para apurar a procedência do “Melzinho do amor".

O suposto estimulante não possui qualquer tipo de registro na Anvisa e, por isso, o órgão proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o próprio uso do produto, além de determinar a apreensão de unidades que forem encontradas à venda. As empresas que insistirem em vender o suposto estimulante sexual podem ser penalizadas.

A Avisa informou que outros órgãos de controle como a Receita e a Polícia Federal atuam contra o comércio de produtos irregulares. A denúncia da venda de um produto ilegal pode ser feita na página da internet: gov.br/anvisa

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo