1.600 motoristas são banidos de aplicativo

Publicado em 26/09/2021 - 19:51 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A empresa de transportes de passageiros por aplicativo, a Uber, baniu 1.600 motoristas que usavam o aplicativo para trabalhar.

A empresa emitiu um comunicado informando que foram cortados da plataforma os motoristas com altas taxas de cancelamento de corridas.

Segundo os termos de uso da Uber, os motoristas são autônomos e podem fazer cancelamentos. Mas a empresa alega que o uso abusivo do recurso estava atrapalhando o funcionamento do serviço.

A Uber não detalha o que é considerado uso abusivo do recurso de cancelamento, mas dá como exemplo um motorista que, em 30 dias, cancelou 10.051 viagens das 10.473 que foram encaminhadas para ele.

Para a Associação dos Motoristas dos Aplicativos de São Paulo (Amasp), o corte dos motoristas é uma retaliação. Aconteceu sem aviso prévio e dias depois do primeiro reajuste no valor das corridas pelo aplicativo desde 2015.

Segundo o presidente da Amasp, Eduardo Lima de Souza, esse reajuste só veio quando aumentou o número de corridas canceladas pelos motoristas. Ele diz que os cancelamentos são a única forma de evitar corridas que dão prejuízo.

No começo do mês de setembro, as corridas foram reajustadas em cerca de 10%. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre abril de 2016 e setembro de 2021, o preço médio da gasolina nas bombas subiu cerca de 63%.

Eduardo não consegue confirmar o número de motoristas banidos pela plataforma e compara com um processo de demissão em massa, mas para pessoas que não tem direitos trabalhistas.

Ele sugere que os passageiros ajudem a fiscalizar a remuneração dos motoristas, o que pode ser feito segundos depois de finalizada a corrida. A dica é conferir quanto a pessoa está pagando pela viagem e quanto o motorista está recebendo e se o valor for discrepante, denunciar a empresa de aplicativo ao Procon.

Edição: Nádia Faggiani / Naitê Almeida

Últimas notícias
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo