Governo zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Publicado em 19/09/2021 - 18:55 Por Gabriel Brum - Rádio Nacional - Brasília

O governo federal zerou o imposto de importação de produtos utilizados por pessoas com deficiência e de um remédio para tratamento de câncer.

O medicamento com a alíquota zerada é o Atezolizumabe, usado nos casos de câncer metastático. A medicação reativa o sistema imunológico, que passa a atacar e destruir as células do câncer.

Também não será cobrado imposto de três próteses endoesqueléticas transfemurais, de perna, em titânio, fibra de carbono ou alumínio. Além de dois tipos de teclados especiais para computadores e softwares.

A inclusão dos itens na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum ou na Lista de Bens de Informática e Telecomunicações foi aprovada na semana passada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, a Camex, ligada ao Ministério da Economia.

O presidente Jair Bolsonaro divulgou neste domingo (19) a medida nas redes sociais. Ele ainda mencionou a isenção dada a mais de 500 produtos usados no combate à covid-19 desde o início da pandemia.

Edição: Roberto Piza / Suzana Guimarães

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Governo do RJ investiga morte de policiais com febre maculosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro investiga as mortes de dois policiais militares com suspeita de febre maculosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres.

Baixar arquivo
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entrevista é Nacional: brasileira está entre as mais influentes da ONU

O trabalho de Clara Marinho em alinhar o orçamento público às políticas de raça, pelo combate à desigualdade, fez com que ela fosse reconhecida pela ONU como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo em 2021.

Baixar arquivo
Economia

Cai tempo médio para abertura de empresas no país

O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil agora é de menos de dois dias. A marca foi alcançada em setembro e é inédita, segundo o Ministério da Economia. Dois anos atrás, uma nova empresa demorava quatro dias, em média, para ser aberta.

Baixar arquivo
Política

Especialista alerta que propaganda eleitoral antecipada é ilegal

A proximidade das eleições não significa que os possíveis candidatos já possam sair por aí pedindo votos. O calendário definido pelo TSE define que esse tipo de ação só poderá ser feita a partir do dia 5 de julho de 2022.

Baixar arquivo