USP oferece curso para ensinar idosos a identificar fake news

Publicado em 27/09/2021 - 12:51 Por Tony Ribeiro - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

As notícias falsas sempre existiram, mas, de uns tempos para cá, elas ganharam um outro nome: fakenews. Além disso, com os avanços da tecnologia, se tornaram mais convincentes e ficou difícil não acreditar. Imagine para uma pessoa com mais de 60 anos que não tem a mesma familiaridade com o mundo digital que os mais jovens.

Pensando nos idosos, a Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo gratuitamente o curso: fakenews, reconhecimento e atitudes para fazer a diferença. Para participar é necessário ter mais de 60 anos, possuir um smartphone com sistema Android 7.0, ou superior, ter acesso à internet e possuir um conta de e-mail.

Com 75 anos, a dona Maria José de Almeida dos Santos, moradora do Distrito Federal, considera crime a disseminação de notícias falsas e diz que costuma checar as informações que recebe.

“Eu acho muito banal. Isso aí é um crime porque as pessoas, às vezes, acreditam e ofendem as pessoas e, depois, não é nada. Quando eu não acredito, eu vou no Google, procuro, ligo para minha filha que entende mais. Ela fala: não cai nessas, muito não! É tanta coisa que já saiu aqui para mim”.

O curso da USP terá aulas online, às terças e quintas-feiras, das 15 às 17 horas, entre a segunda semana de novembro e o dia 9 de dezembro.

As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira (1/10). Para se inscrever, basta acessar o site: https://uspdigital.usp.br/apolo.

*Com supervisão de Ana Lúcia Caldas

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo