Amapá decreta calamidade pública após salinização do Rio Amazonas

Publicado em 22/10/2021 - 21:58 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo do Amapá decretou estado de calamidade pública na região do Distrito do Bailique, arquipélago que fica a 12 horas de barco de Macapá, a capital do estado, e que sofre com o aumento da salinização das águas na foz do rio Amazonas.

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias e, com a medida, o governo espera o reconhecimento federal para receber recursos extras para a assistência social. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

O governo do Amapá promete enviar 500 mil litros de água potável para a região, dos quais 100 mil litros já teriam sido enviados.

O avanço do mar sobre os leitos dos rios causa a salinização da água, que é agravada pela estiagem desta época do ano. Já a erosão das margens dos rios que provoca o desmoronamento do solo é outro fator que piora a situação.

Segundo o especialista da Universidade Federal do Amapá, o engenheiro civil Alan Cunha, apesar do avanço do mar sobre o rio neste período ser um fenômeno natural, ele ressalta que eventos climáticos extremos podem explicar o aumento do sal nas águas da região, que têm se tornado mais salobra que em outros períodos.

Já os moradores da região cobram das autoridades a instalação de depósitos para armazenamento de água potável.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo