Crianças até sete anos não devem ganhar brinquedos elétricos, diz ONG

Publicado em 06/10/2021 - 09:22 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 06/10/2021 - 11:42

Vem aí o Dia das Crianças! E pode até parecer fácil, mas agradar os pequenos não é tão simples assim. E na hora de escolher o presente, os adultos devem estar atentos. É que alguns podem trazer riscos para as crianças. É preciso observar, por exemplo, se o brinquedo é certificado pelo Inmetro e se ele pode provocar cortes ou ferimentos.

Tatiana Oliveira viveu esse drama quando o filho, Roberto, na época com 2 anos, ganhou um caminhãozinho de presente. O brinquedo tinha partes de plástico e de metal. E aí, a brincadeira se tornou um problema.

"A caçamba (do caminhão), você apertava um botãozinho, ela levantava, apertava de novo, ela baixava. E, aí, ele foi segurar o caminhão e a caçamba fechou no dedinho dele. O dedinho ficou roxo, machucou bastante. Depois eu passei a observar melhor e, aí, realmente eu fiquei mais atenta".
 
O Instituto Bem Cuidar é uma organização não-governamental que promove a proteção e o cuidado de qualidade com a infância e a juventude. A coordenadora do instituto, Erika Tonelli, alerta sobre os cuidados necessários na hora de comprar brinquedos.

"As nossas recomendações são que, quando for comprar um brinquedo, ele sempre tenha a certificação do Inmetro e seguir a faixa etária que está indicada naquele brinquedo. Nunca dar brinquedos elétricos para crianças menores de sete anos. Isso pode ocasionar queimaduras, então a gente recomenda que os brinquedos elétricos esperem, que eles estejam um pouco maiores".
 
É importante também sempre dar uma revisada nos brinquedos, porque, com o uso, eles podem ir se quebrando ou soltando partes. E tomar cuidado com aqueles que têm peças pequenas ou podem ser ingeridos, como as amadas massinhas e slimes.
 

*com supervisão de Priscilla Mazenotti 

Edição: Priscilla Mazenotti / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo