Em 1940, bombardeio alemão atingia o metrô de Londres

Publicado em 14/10/2021 - 12:33 Por Rádio Nacional - Brasília

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido foi alvo de vários bombardeios conhecidos como blitz, em referência a palavra alemã blitzkrieg, que quer dizer guerra-relâmpago. Um desses momentos trágicos aconteceu na estação de metrô Balham, no sul de Londres, em 14 de outubro de 1940. O local era usado como abrigo antiaéreo para civis.

Londres vinha sofrendo com as investidas dos alemães desde setembro daquele ano. Quando soava o alarme, o metrô era visto como um dos lugares seguros para se esconder. Não havia abrigos antibombas suficientes e os túneis ficavam lotados. Algumas pessoas chegavam a dormir ali, acreditando que estavam mais protegidas dez metros abaixo da superfície. 

Na tarde do dia 14 de outubro, não foi diferente: ao ouvir a sirene, cidadãos que estavam na região correram para estação Balham. Estima-se que 700 pessoas estavam alojadas no túnel quando uma bomba foi lançada na avenida, por volta das 20h. A explosão abriu uma cratera com mais de 18 metros de diâmetro na pista e chegou a engolir um daqueles famosos ônibus de dois andares de Londres. As tubulações de águas se romperam e, entre os que procuraram abrigo no metrô, cerca de 70 pessoas perderam a vida.

Uma placa foi fixada na entrada da estação em memória dos civis e da equipe do transporte de Londres que foram mortos naquela noite. De acordo com o governo local, entre as vítimas estavam o chefe da estação John Rundle. Ele era integrante do Exército de Salvação de Wimbledon e morreu tentando salvar outras pessoas.

Na época, o acontecimento foi pouco divulgado para não causar pânico na população. A Grande Londres sofreu quase 28 mil ataques à bomba entre 7 de outubro de 1940 e 6 de junho de 1941. Atualmente, o governo britânico tem um arquivo público sobre os danos causados pelos bombardeios na Segunda Guerra Mundial, conhecido como Censo de Bomba.

História Hoje 

Redação: Beatriz Evaristo 

Sonoplastia: Messias Melo 

Apresentação: Jéssica Gonçalves

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Saúde

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro pretende cortar investimentos de empresas poluidoras

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, a capital fluminense reforçou seu compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde, e cortar os investimentos municipais a empresas de combustíveis fósseis. 

Baixar arquivo
Educação

RJ: Justiça determina volta à aula presencial em instituições federais

Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou o retorno às aulas presenciais em instituições federais, do ensino básico ao superior, suspensas desde o ano passado devido à pandemia de covid-19. A liminar é do desembargador Marcelo Pereira da Silva, do Tribunal da 2ª Região.

Baixar arquivo
Economia

Operação da Anatel apreende R$ 1,2 milhão em produtos no Mercado Livre

No total 9.800 produtos foram lacrados incluindo carregadores de celular, baterias, relógios inteligentes e microfones sem fio. Fabricantes e vendedores de produtos oficiais denunciaram a plataforma ANATEL que constatou anúncios de prováveis produtos irregulares. Houve cooperação das equipes do Mercado Livre na identificação dos produtos.

Baixar arquivo
Geral

RJ: polícia investiga envolvimento de milicianos em mortes em Mesquita

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense investiga o envolvimento de milicianos no ataque a tiros que matou uma criança de um ano e meio e deixou outra de três anos ferida.

Baixar arquivo