Dia de Combate à Malária nas Américas é marcado por evento em Manaus

Publicado em 07/11/2021 - 18:46 Por Jacson Segundo - Rádio Nacional de Brasília

O Ministério da Saúde realizou nesse sábado (6), em Manaus, o Dia de Combate à Malária nas Américas. O evento foi marcado por ações de prevenção e controle da doença e contou com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Apesar de estar em tendência de queda, em 2020 foram registrados mais de 145 mil casos de malária em todo o país. E desses, mais de 99% se concentram na Região Amazônica.

A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar a população sobre os perigos da malária, além de educar sobre as principais medidas de prevenção, controle e eliminação da doença, como explicou o ministro Marcelo Queiroga: “Como podemos evoluir de maneira sustentável nesse objetivo? Através da educação, por exemplo, das nossas crianças; através do investimento em ciência e tecnologia a propiciar o diagnóstico precoce e as medidas terapêuticas adequadas; também nas ações de vigilância em saúde, para que consigamos reduzir a questão do vetor que transmite a malária. Enfim, nós já temos o diagnóstico desse problema e eu tenho certeza, nós haveremos de controlar a malária”.

A capital Manaus foi escolhida porque só o Estado do Amazonas registrou 58,9 mil casos de malária em 2020. Isso representa 41% dos mais de 143 mil casos autóctones registrados no país, aqueles que a transmissão ocorre no mesmo local. Além disso, Manaus está entre os 37 municípios que mais contribuem com a carga da doença no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença continua sendo um problema de saúde pública em 87 países. Dados do World Malaria Report 2020 mostram que em 2019 foram estimados 229 milhões de casos de malária com 736 mil mortes em todo o mundo. Na região das Américas, por exemplo, Brasil, Colômbia e Venezuela são os responsáveis por mais de 86% de todos os casos do território.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Jacson Segundo/ Suzana Guimarães

Últimas notícias
Geral

Rodoviárias do país fazem mobilização para o Maio Amarelo nesta sexta

A Rodoviária do Rio e outros 10 terminais rodoviários no país fazem nesta sexta-feira o Dia D de conscientização para um trânsito mais seguro.

Baixar arquivo
Geral

Consumidor deve estar atento à propaganda enganosa, diz especialista

No último mês, lanches vendidos em duas redes de fast-food chamaram atenção por não utilizarem a carne oferecida na propaganda.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo