Dia de Combate à Malária nas Américas é marcado por evento em Manaus

Publicado em 07/11/2021 - 18:46 Por Jacson Segundo - Rádio Nacional de Brasília

O Ministério da Saúde realizou nesse sábado (6), em Manaus, o Dia de Combate à Malária nas Américas. O evento foi marcado por ações de prevenção e controle da doença e contou com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Apesar de estar em tendência de queda, em 2020 foram registrados mais de 145 mil casos de malária em todo o país. E desses, mais de 99% se concentram na Região Amazônica.

A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar a população sobre os perigos da malária, além de educar sobre as principais medidas de prevenção, controle e eliminação da doença, como explicou o ministro Marcelo Queiroga: “Como podemos evoluir de maneira sustentável nesse objetivo? Através da educação, por exemplo, das nossas crianças; através do investimento em ciência e tecnologia a propiciar o diagnóstico precoce e as medidas terapêuticas adequadas; também nas ações de vigilância em saúde, para que consigamos reduzir a questão do vetor que transmite a malária. Enfim, nós já temos o diagnóstico desse problema e eu tenho certeza, nós haveremos de controlar a malária”.

A capital Manaus foi escolhida porque só o Estado do Amazonas registrou 58,9 mil casos de malária em 2020. Isso representa 41% dos mais de 143 mil casos autóctones registrados no país, aqueles que a transmissão ocorre no mesmo local. Além disso, Manaus está entre os 37 municípios que mais contribuem com a carga da doença no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença continua sendo um problema de saúde pública em 87 países. Dados do World Malaria Report 2020 mostram que em 2019 foram estimados 229 milhões de casos de malária com 736 mil mortes em todo o mundo. Na região das Américas, por exemplo, Brasil, Colômbia e Venezuela são os responsáveis por mais de 86% de todos os casos do território.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Jacson Segundo/ Suzana Guimarães

Últimas notícias
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo