Em 2020, 23,1% dos resíduos plásticos foram reciclados no Brasil

Publicado em 26/11/2021 - 11:31 Por Dayana Vitor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em 2020, 23,1% das embalagens plásticas que utilizamos em casa foram recicladas.  Foram transformadas em frascos, garrafas, baldes, bacias e lixeiras, diminuindo  o lixo no meio ambiente. Antes da pandemia, em 2019, 24% dessas embalagens deixaram de poluir a natureza e foram reaproveitadas. E no ano anterior, em 2018, pouco mais de 22% foram recicladas.

Esses dados são de estudo do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, da Abiplast - Associação Brasileira da Indústria de Plástico e da empresa de plásticos Braskem. Solange Stupmf, diretora executiva da empresa responsável pela pesquisa, a Maxiquim, detalha.

Segundo o levantamento, em 2020 foram consumidas 1 milhão e 400 mil toneladas de resíduos plásticos utilizado no processo de reciclagem. Antes da transformação em outros itens, um milhão tinha sido utilizado em residências, comércios e escritórios. Já outros 368 mil,  na indústria.

Apesar do processo de reciclagem de plásticos não ter diminuído tanto durante a pandemia, o ritmo de empregos não acompanhou. O número de trabalhadores formais desacelerou. Em 2019, eram quase 18 mil pessoas empregadas no setor. No ano passado esse número caiu para 15.800. Para Solange Stumpf, a diminuição de vagas já vem ocorrendo há um tempo. E tudo por causa da automação das empresas.

Mesmo com aumento no número da reciclagem de plástico no Brasil, em 2020, quase 169 mil toneladas de material foi perdido durante o reaproveitamento. Isso representa um aumento de 24,5% em comparação a 2019. O principal motivo para essa perda é a contaminação da sucata plástica por materiais indesejados, principalmente resíduos de origem doméstica.

Edição: Leila SAntos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo