André Mendonça assume cadeira de ministro no STF

Publicado em 17/12/2021 - 08:00 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O advogado André Mendonça tomou nesta quinta-feira posse como ministro do Supremo Tribunal Federal. A sessão solene não teve discursos. Começou às 16h15 e durou apenas 15 minutos.

Após a cerimônia, André Mendonça falou rapidamente com jornalistas, do lado de fora do Supremo. O novo ministro reiterou o compromisso com a democracia e a Constituição.

A cerimônia foi presencial, mas com restrição do número de convidados para manter o distanciamento social e prevenir o contágio por covid-19. Os convidados tiveram de apresentar o cartão de vacinação ou comprovante de exame PCR negativo feito de segunda-feira pra cá.

Entre os presentes estavam outros ministros do Supremo Tribunal Federal; os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Supremo, Luiz Fux; e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.

Ao falar com jornalistas, André Mendonça não respondeu a perguntas e destacou o papel da imprensa.

André Mendonça tem 48 anos e só deve se aposentar do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal quando completar 75 anos, no dia 27 de dezembro de 2047. Antes de assumir a vaga deixada na Corte por Marco Aurélio Mello, Mendonça foi advogado-geral da União por duas vezes e ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. 

Ele é o segundo ministro do Supremo indicado por Bolsonaro. O primeiro foi Kassio Nunes Marques, que ocupou a vaga deixada por Celso de Mello.

 

Edição: Bianca Paiva / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo