Bahia confirma mais uma morte por causa das chuvas; total chega a 21

Mais de 77 mil estão desabrigados ou desalojados, segundo governo

Publicado em 29/12/2021 - 08:24 Por Kariane Costa* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Agora já são 21 mortes provocadas pelas chuvas na Bahia. O último óbito confirmado é de um rapaz de dezenove anos. De acordo com informações da Defesa Civil do Estado o jovem tentou atravessar uma enxurrada na cidade de Ilhéus e se afogou.

Conforme boletim divulgado nesta terça-feira (28) o número de desabrigados passa de 34 mil. Essas pessoas precisaram deixar suas casas e dependem de um abrigo fornecido pelo poder público. Cerca de 43 mil pessoas estão desalojadas. Ou seja, saíram de suas residências, mas foram acolhidas por familiares ou amigos. Já o total de feridos continua em 358.

A defesa civil baiana estima que 471 mil pessoas foram prejudicadas pelos temporais. Também nesta terça-feira (28) o Corpo de Bombeiros do Estado emitiu um alerta a prefeituras de quatro cidades para que retirem moradores de áreas ribeirinhas.

A corporação informou que é um risco iminente de enchentes em Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sares, isso porque houve um aumento do fluxo das águas em direção à Bahia com a abertura das compostas da barragem Machado Mineiro, no Rio Pardo em Minas Gerais.

A tragédia ambiental no Estado já afetou 116 municípios e o número de cidades que decretaram situação de emergência chegou a 100. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a Bahia enfrenta a maior chuva dos últimos trinta e dois anos para o mês de dezembro.

*Com a colaboração de Lucas por Deus Leon

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo