logo Radioagência Nacional
Geral

Miguel e Helena são os nomes mais registrados no país em 2021

Baixar
Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional
17/12/2021 - 19:38
Brasília

Ao longo deste ano, os cartórios de todo o país registraram o nascimento de quase 2,5 milhões de crianças. Na hora de escolher os nomes dos recém-nascidos, pais e mães optaram por opções mais simples e curtas do que em outros anos.

O levantamento foi feito pela Arpen Brasil, que é a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, a partir dos dados do portal da Transparência do Registro Civil. Segundo a Associação, o nome mais escolhido para bebês meninos foi Miguel, com mais de 28.300 registros. Em seguida, aparecem os nomes Arthur, Gael, Heitor e Theo.

Dentre os nomes femininos, o mais escolhido em 2021 foi Helena, que teve 21.890 registros. Outros nomes bastante escolhidos para as meninas foram Alice, Laura, Maria Alice e Valentina.

Para o vice-presidente da Arpen Brasil, Devanir Garcia, a maioria dos nomes na lista de mais registrados neste ano reflete a realidade de um país profundamente ligado à fé cristã.

Dentre os mais de 28 mil meninos que foram batizados de Miguel, está o filho de Andressa Nunes Rodrigues, de Vilhena, Rondônia. Ela disse que ficou muito emocionada quando percebeu que o pequeno Miguel nasceu empelicado, sem estourar a bolsa amniótica, um parto raro que ocorre uma vez a cada 80 mil nascimentos.

A lista de nomes mais comuns é publicada anualmente pela Arpen Brasil desde que o portal da Transparência do Registro Civil foi criado, há cinco anos.

x