É grande a movimentação no Rio de Janeiro nesta véspera de Feriado de Natal. Muita gente ainda está chegando ou saindo da cidade para passar a noite com a família.
No aeroporto Santos Dumont, que concentra voos domésticos, até o dia 03 de janeiro estão previstos mais de três mil e setecentos decolagens e aterrissagens, com mais de 450 mil passageiros. Os números representam alta de 15 porcento nos voos e 23 porcento na circulação de pessoas, em relação ao mesmo período do ano passado, marcado pela pior fase da pandemia de Covid.
Já o aeroporto do Galeão estima a chegada de 120 mil passageiros em voos domésticos, e 33 mil em internacionais nesse período de festas. A maior parte dos turistas brasileiros, segundo a concessionária Rio Galeão, é de São Paulo, Ceará e Pernambuco. Já entre os viajantes de fora do país, visitantes vindos da Argentina, Chile e Europa são maioria.
Nos deslocamentos por terra, devem passar pela via Dutra, que liga o Rio a São Paulo, nesse período de festas, cerca de um milhão e quatrocentos mil veículos saindo e retornando das capitais.
Quase seis mil veículos por hora devem sair do Rio de Janeiro nesta Sexta-feira pela Dutra. O movimento de retorno está previsto para o domingo.
Também é grande o movimento no principal terminal rodoviário carioca e 2º maior da América Latina. Mais de meio milhão de viajantes devem passar pela Rodoviária Novo Rio entre o Natal e a Festa de Réveiilon, 82% acima do movimento de fim de ano em 2019 e o dobro de 2020.
Até o final do dia, serão mais de 25 mil passageiros embarcando para destinos do interior do Rio e outros estados e quase 34 mil desembarcando aqui na capital fluminense.