Barragem de água se rompe em cidade mineira de Ouro Fino

Publicado em 14/01/2022 - 20:33 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma barragem se rompeu nesta sexta-feira (14) na cidade de Ouro Fino, no sudeste de Minas Gerais. O rompimento liberou uma grande quantidade de água que atingiu o Rio Mogi Guaçu, mas não há registro de feridos ou de danos materiais.

Autoridades locais estão abrindo uma apuração para determinar as causas do acidente. A barragem que rompeu fica em uma propriedade particular na área rural de Ouro Fino.

E na cidade de Ouro Preto, a Defesa Civil de Minas Gerais determinou que 80 famílias deixem suas casas por causa do risco de novos deslizamentos de terra no município.

As casas que estão sob risco ficam a poucos quilômetros do Morro da Forca, onde um deslizamento de terra na quinta-feira destruiu dois casarões históricos da cidade. Apesar de as chuvas na região terem parado nesta sexta-feira, a Defesa Civil identificou que há risco de novos acidentes devido às condições do solo encharcado.

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais já provocaram a morte de 25 pessoas no estado, segundo a Defesa Civil. Esse número não considera as dez vítimas do acidente em Capitólio, no último sábado — quando uma rocha despencou das margens do Lago de Furnas sobre embarcações turísticas que estavam no local.

E sobre essa tragédia, o Ministério Público Federal recomendou que o acesso aos cânions de furnas seja interditado. A recomendação foi feita a três municípios mineiros que ficam no entorno do lago: Capitólio, São João Batista da Glória, e São José da Barra.

O MPF quer que essa interdição vigore até que seja feito um mapeamento geológico do local, com um laudo que ateste a segurança das atividades turísticas.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Bia Haddad Maia se classifica para final do Australian Open

A brasileira e a cazaque Anna Danilina venceram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 1, em 2 horas e 21 minutos.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer inicia testes clínicos de comprimido contra covid-19 no Brasil

O Paxlovid, éprimeiro antiviral para tratar a doença. De acordo com as pesquisas apresentadas pela empresa, o remédio tem quase 89% de eficácia para evitar a hospitalização e a mortes.

Baixar arquivo
Geral

TRF anula todas concessões de exploração mineral em terras indígenas

A Agência Nacional de Mineração também está proibida de conceder novas autorizações para qualquer formar de exploração de minério em Tucuruí, no Pará.

Baixar arquivo
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo