Barragem de água se rompe em cidade mineira de Ouro Fino

Publicado em 14/01/2022 - 20:33 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma barragem se rompeu nesta sexta-feira (14) na cidade de Ouro Fino, no sudeste de Minas Gerais. O rompimento liberou uma grande quantidade de água que atingiu o Rio Mogi Guaçu, mas não há registro de feridos ou de danos materiais.

Autoridades locais estão abrindo uma apuração para determinar as causas do acidente. A barragem que rompeu fica em uma propriedade particular na área rural de Ouro Fino.

E na cidade de Ouro Preto, a Defesa Civil de Minas Gerais determinou que 80 famílias deixem suas casas por causa do risco de novos deslizamentos de terra no município.

As casas que estão sob risco ficam a poucos quilômetros do Morro da Forca, onde um deslizamento de terra na quinta-feira destruiu dois casarões históricos da cidade. Apesar de as chuvas na região terem parado nesta sexta-feira, a Defesa Civil identificou que há risco de novos acidentes devido às condições do solo encharcado.

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais já provocaram a morte de 25 pessoas no estado, segundo a Defesa Civil. Esse número não considera as dez vítimas do acidente em Capitólio, no último sábado — quando uma rocha despencou das margens do Lago de Furnas sobre embarcações turísticas que estavam no local.

E sobre essa tragédia, o Ministério Público Federal recomendou que o acesso aos cânions de furnas seja interditado. A recomendação foi feita a três municípios mineiros que ficam no entorno do lago: Capitólio, São João Batista da Glória, e São José da Barra.

O MPF quer que essa interdição vigore até que seja feito um mapeamento geológico do local, com um laudo que ateste a segurança das atividades turísticas.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo