Ex-vereador e policial civil Jerominho é preso novamente no Rio

Publicado em 28/01/2022 - 09:56 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ex-vereador do Rio de Janeiro e ex-policial civil Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, foi preso novamente nesta quinta-feira (28). Desta vez em cumprimento a um mandado pela condenação do crime de extorsão pelo emprego de arma de fogo, cometido em 2005. Jerominho é apontado como o líder de uma das maiores milícias do Rio de Janeiro, ao lado do irmão Natalino Guimarães, que também era policial e chegou a ser deputado estadual.

Denominada Liga da Justiça, a quadrilha atua na zona oeste do Rio e tem como símbolo um morcego -  escudo do super herói Batman. Nesse processo, a polícia investigou a extorsão de motoristas de vans na região de Campo Grande, que precisavam pagar aos milicianos para poder circular. Por esse crime, Jerominho foi condenado a 16 anos de prisão. O grupo também é acusado de diversos homicídios, outras extorsões, e de vender água e gás irregularmente.

O ex-policial civil e ex-vereador foi preso em 2007, após ter sido condenado por alguns desses crimes, mas estava em liberdade desde 2018.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo