SP: sindicato se reúne com Fenaban sobre volta do home office

Publicado em 18/01/2022 - 12:20 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Diante do aumento de casos de covid entre os bancários em São Paulo, uma reunião prevista para terça-feira entre o Sindicato da categoria e a Fenaban, a Federação Nacional dos Bancos, vai discutir novas medidas protetivas para os funcionários como a retomada e ampliação do regime de trabalho remoto.

Desde o dia 7 de janeiro, levantamento do sindicato aponta que 478 agências bancárias em São Paulo tiveram o atendimento interrompido por causa do aumento de casos de covid-19 entre os funcionários. A orientação é em caso positivo para a doença, a agência é fechada por 12 horas e passa por higienização.

Ainda de acordo com o sindicato, ao menos 500 bancários tiveram covid-19 no período. A entidade informou que tem atuado para que os protocolos de segurança sejam respeitados, com a sanitização das agências, afastamento de bancários com suspeita de contaminação e testagem de funcionários próximos.

A Febraban, entidade a qual a Fenaban faz parte, por sua vez, informou que não tem o levantamento das agências fechadas para higienização devido à covid-19. E que nos casos de contaminação confirmada, as agências passam pelo processo já determinado desde o início da pandemia em 2020, que é o de fechamento da agência e higienização, e que os protocolos de atendimento e distanciamento permanecem vigentes sem qualquer alteração.

Além disso, a orientação que a Febraban dá aos clientes é de utilizarem os canais digitais, uma vez que vários serviços como pagamento de contas, transferências, consulta de saldo e extrato, entre outros, estão disponíveis em aplicativos ou pelo site dos bancos. A Febraban informou que, em 2020, 67% das operações foram realizadas pelo celular ou computadores e que as agências bancárias são responsáveis por apenas 3% do total das transações e que os eventuais fechamentos para higienizações e descontaminação não comprometem o atendimento aos clientes.

 

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo