Tragédia em Brumadinho: após três anos, famílias pedem justiça

MP mineiro denunciou 16 pessoas por homicídio

Publicado em 26/01/2022 - 08:45 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um protesto nessa terça-feira (25) marcou os três anos da tragédia do rompimento da barragem do Córrego Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. Das 272 vítimas, seis ainda não foram localizadas.

O ato foi organizado pela Avabrum, Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia de Brumadinho. A engenheira civil Josiane Melo é a presidente da associação. Ela perdeu a irmã, que estava grávida de cinco meses.

De acordo com Josiane, as famílias querem justiça, memória e encontro.

O Ministério Público Estadual de Minas Gerais denunciou 16 pessoas por homicídio e também por crimes contra a fauna e a flora. A Justiça Estadual decidiu levar o caso ao Tribunal do Júri, porque envolve crime contra a vida.

Um dos denunciados é o ex-diretor-presidente da Vale, Fábio Schvartsman. Ele recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, para que o julgamento ocorresse na Justiça Federal. A Sexta Turma do STJ acatou o pedido e justificou que existe interesse da União na causa.

O Ministério Público mineiro recorreu ao Supremo Tribunal Federal para manter o julgamento na Justiça Estadual. A promotora titular da ação penal de Brumadinho, Vanessa Aparecida Gomes Barcelos, afirmou que a ação foi suspensa quando já estava prestes a iniciar o julgamento.

O STF não tem data para julgar o recurso. Mas, de acordo com os promotores da ação, o caso não corre o risco de prescrever - ou seja, perder a validade por causa da demora. É que, enquanto o recurso não for julgado, os prazos de prescrição ficam suspensos.

 

*Com produção de Renato Lima

Edição: Jacson Segundo/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda-feira

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo