logo Radioagência Nacional
Geral

Corpo do escritor Cândido Mendes será cremado no sábado

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
18/02/2022 - 11:22
Rio de Janeiro

O corpo do escritor, cientista político e membro da ABL, Academia Brasileira de Letras, Cândido Mendes de Almeida, será cremado neste sábado, 19, no Crematório Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia do velório, restrita a familiares e amigos, acontece a partir das 10 da manhã também no sábado, no mesmo local.

Cândido Mendes morreu nessa quinta-feira, aos 93 anos, no Rio de Janeiro, de embolia pulmonar.

Ocupante da cadeira número 35 da ABL, Mendes tinha extenso histórico acadêmico. Reitor da Universidade Cândido Mendes, o escritor participou de diversas iniciativas educacionais internacionais com institutos de outros países. Entre as obras publicadas por ele, destacam-se: Nacionalismo e Desenvolvimento, em 1963; O País da Paciência, em 2000; Subcultura e mudança: por que me envergonho do meu país, em 2010; e A razão armada, em 2012.

O Presidente da ABL, Merval Pereira, determinou luto de três dias e que a bandeira da entidade fosse hasteada a meio mastro. Em nota de falecimento, a universidade Cândido Mendes decretou luto oficial por 15 dias.

Cândido Mendes era casado com a pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcomo, recentemente nomeada para integrar a comissão de especialistas e peritos da Organização Mundial de Saúde. Além da esposa, Mendes deixa quatro filhos e cinco netos.

x