Levantamento do Detran de São Paulo mostra que o número de mortes no trânsito por embriaguez caiu 31,3% entre os anos 2019 e 2021 no estado. Foram 272 mortes no ano passado, o menor número em 5 anos.
Os dados foram divulgados para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, celebrado no último dia 18. E o Departamento de Trânsito de São Paulo atribuiu essa melhora às ações de fiscalização e de educação dos motoristas em 2021.
De acordo com o órgão, no ano passado, foram 91 operações de Direção Segura Integrada, fiscalizando mais de 26 mil veículos, com 1.344 autuações e destas 46 foram de motoristas que cometeram crime de trânsito por terem nível de álcool acima de 0,34% miligramas por litro e outros 1.135 motoristas foram autuados por se recusarem a soprar o bafômetro.
O Médico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Flávio Adura lembrou a todos os motoristas que qualquer dose de álcool no sangue já representa um perigo no transito.
Vale lembrar que quem se recusa a fazer o teste de bafômetro ou é pego com menos de 0,33% miligramas de álcool no sangue é multado, tem o veículo apreendido e a CNH suspensa por 12 meses. Já quem é pego com nível acima de 0,34% miligramas também responde por crime de trânsito, podendo pegar até 3 anos de prisão.