Foi divulgado o novo ranking das melhores cidades para empreender no Brasil. Em 2021, São Paulo continuou sendo a melhor cidade para se empreender no Brasil. Florianópolis também continuou em 2º lugar, agora seguida de Curitiba, Vitória e Belo Horizonte.
Mas quatro cidades que em 2020 estavam entre as dez melhores para quem está pensando em começar ou ampliar os negócios caíram no ranking. Brasília, Rio de Janeiro e São Bernardo do Campo e Jundiaí, em São Paulo, ficaram de fora do top 10 do índice de cidades empreendedoras.
O estudo mostra o desempenho dos 101 municípios mais populosos do país e é produzido pela ENAP, a Escola Nacional de Administração Pública.
As cidades que subiram no ranking e passaram fazer parte do top 10 foram Curitiba, Belo Horizonte, Joinville, em Santa Catarina, e Cuiabá.
Porto Alegre subiu da 9ª para a 6ª posição e Osasco, na grande São Paulo, caiu do 3º para o 8º lugar. O estado de São Paulo, que tinha cinco cidades nas primeiras colocações, ficou com três.
Para o coordenador geral de pesquisa da ENAP, Claudio Shikida, o índice deve funcionar como um termômetro para os gestores públicos.
Para fazer o ranking são levados em consideração sete fatores: o ambiente regulatório do município, a infraestrutura, o mercado consumidor do local, o volume de capital financeiro que circula na região, o índice de inovação, a formação do capital humano e a cultura empreendedora do lugar.
Alguns fatores ainda ficam de fora como trabalho informal, desigualdade de gênero, qualidade de vida no local de trabalho e sustentabilidade ambiental.