Amapá: enchente do rio Jari provaca inundações em duas cidades

Publicado em 26/04/2022 - 19:16 Por Graziele Bezerra - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As cidades de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá, estão inundadas. O rio Jari, que passa pelas duas localidades, ultrapassa os 3 metros e invadiu as áreas urbanas dos municípios, que decretaram emergência.

Segundo informações da Defesa Civil do estado, quase 30 mil pessoas sofrem os efeitos da subida das águas nas duas cidades.

As famílias que estão em abrigos públicos estão recebendo assistência dos municípios, como explica o capitão Telfran Gomes, da Defesa Civil do estado.

Nesta terça-feira, o governo federal anunciou o repasse de mais de R$ 4 milhões para as duas cidades amapaenses atingidas pelas cheias do rio Jari. O dinheiro será destinado à compra de cestas básicas, kits de dormitório e de limpeza e combustível.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo