Funcionários da Toyota suspendem greve e empresa fará negociação

Publicado em 12/04/2022 - 07:30 Por Eliane Gonçalves, da Rádio Nacional - São Paulo

A montadora japonesa Toyota vai ter que criar uma mesa de negociação para discutir o futuro da fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A decisão é resultado de uma reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho e atende a um pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

No dia 5 de abril, a montadora anunciou que ia encerrar as atividades em São Bernardo até o final do ano que vem. A fábrica tem 60 anos e é a primeira planta da empresa fora do Japão. A decisão de fechar as portas ameaça o trabalho de 600 pessoas. Mas segundo a Toyota, os trabalhadores que aceitarem a transferência para outras fábricas da empresa no interior de São Paulo vão ter os empregos garantidos. A montadora tem plantas em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.

Um dia depois do anúncio, os funcionários entraram em greve e passaram a fazer uma vigília em frente a fábrica. Com a possibilidade de negociação, os trabalhadores decidiram em assembleia nesta, segunda-feira, a suspender a greve e retomar os trabalhos.

Também aconteceu uma reunião com representantes do governo do estado, do sindicato, da prefeitura de São Bernardo e a direção da Toyota; Foi acordada a criação de um grupo de trabalho para discutir a viabilidade da permanência da empresa na cidade.

Em 2019, uma outra montadora, a Ford, fechou a fábrica em São Bernardo e transferiu suas atividades na América Latina para uma nova planta na Argentina.

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo