Prestes à chegada da páscoa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública pediu a retirada de chocolates da marca Kinder dos mercados após casos de contaminação de salmonela em nove países da Europa na semana passada.
A suspeita é que os casos sejam de produtos fabricados na Bélgica. A empresa tem prazo de 72 horas a partir do recebimento da notificação para formalizar o recall ou prestar esclarecimentos.
A Salmonelose é uma doença provinda da bactéria salmonella que atinge o intestino após a ingestão de alimentos mal higienizados ou processados. O infectologista José David Urbaez Brito, da Sociedade Brasileira de Infectologia, conta que todos os alimentos podem estar infectados pela bactéria, e que a higienização é a melhor forma de evitar a contaminação.
Você pode ter salmonela em carnes, em vegetais. Isso vai depender de como esse alimento vai ser manipulado, se seguiram todos os protocolos corretos em higienização do alimento. Se você higienizar bem o alimento, você irá eliminar a presença dessa bactéria. E fundamentalmente ela é um indicador de qualidade de manipulação e qualidade de processamento.
A Salmonelose pode causar diarreia, dores de cabeça, febre, vômitos e até mesmo óbito se não tratada corretamente.
No início do mês, a Kinder Brasil publicou uma nota sobre o caso ocorrido no Reino Unido, declarando que o Brasil não estaria envolvido no recall dos produtos fabricados na Bélgica, alegando que os chocolates comercializados no Brasil são fabricados na América do Sul.
O consumidor pode acessar o site defesadoconsumidor.gov.br para verificar se um produto sofreu recall recentemente.
*Com supervisão de Raquel Mariano