Quem acordou cedo nos últimos dias foi premiado com um fenômeno impressionante durante o nascer do Sol. Os planetas Vênus e Júpiter estão bem visíveis e vêm se aproximando desde o dia 23. O par se encontra, finalmente, nas madrugadas deste sábado (30) e deste domingo (1º), quando acontece a conjunção dos dois planetas.
Neste fenômeno, os planetas ficam alinhados do ponto de vista da Terra e parecem se tocar. Mas essa dança interplanetária no céu ainda tem Marte e Saturno bem pertinho, um pouco mais para cima. Basta olhar para onde o Sol nasce, diz a astrônoma Josina Nascimento do Observatório Nacional, que vai fazer uma transmissão ao vivo do evento.
A partir do dia 1º de maio, os planetas se despedem e começam a se afastar, mas a Lua – e não é por ciúmes de Vênus e Júpiter – vai retomar o protagonismo no céu com um eclipse lunar. Guarde a data: noite entre 15 e 16 de maio; e torça para o tempo ficar bom.
Eclipse do Sol no Brasil só no ano que vem mesmo, mas até lá não faltam motivos para olhar para cima.
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 16/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 10/11/2023 - Plantão da unidade móvel do Procon para reclamações sobre o desabastecimento de energia elétrica da Enel, na praça da República. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Thiago Gomes/Agência Pará São Félix do Xingu (PA) - Cerca de 4 mil índios participam da Semana dos Povos Indígenas. O evento começou no sábado (15) e vai até quarta-feira (19), quando é celebrado o Dia do Índio (Thiago Gomes/Agência Pará)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 16/12/2024 - .Ministro Fernando Haddad concede entrevista a imprensa na frente da casa do presidente Lula Pinheiros. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)