Porcos selvagens geram prejuízo à plantações do Mato Grosso

Publicado em 26/04/2022 - 20:09 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Ataques de porcos selvagens estão destruindo lavouras no Mato Grosso. O alerta é da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja).

De acordo com a entidade, os ataques estão cada vez mais comuns por causa da rápida reprodução dos animais. E o principal alvo são as plantações de milho.

Tiago Stefanello Nogueira é proprietário de uma fazenda no estado do Mato Grosso que foi atacada pelos suínos e já contabiliza perdas de mais de R$ 150 mil só neste ano.

A Aprosoja já identificou na região 4 espécies de bichos: catetos, queixadas, javalis e javaporcos, que é uma espécie gerada a partir do cruzamento de porco doméstico com javali selvagem.

O vice-presidente da associação, Lucas Costa Bêber, aponta o motivo dos porcos estarem presentes na região atacando as lavouras.

Segundo ele, as medidas previstas na legislação são ineficazes para a diminuição dos ataques.

Desde 2013 o IBAMA autoriza o abate de javalis e javaporcos em algumas situações de riscos a plantações mediante pedido de controle populacional no órgão. O abate das espécies sem a autorização do instituto gera multa de R$ 500,00 por animal.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Brasil confirma 106 casos de monkeypox, chamada de varíola dos macacos

 A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. 

Baixar arquivo
Educação

Divulgada a lista de selecionados pelo Sisu para o segundo semestre

A divulgação foi informada pelo Ministério da Educação (MEC) na noite desta quarta-feira (6). O resultado pode ser acessado na página do Sisu.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova proposta que pode zerar o IPVA de motos 170 cilindradas

Pela proposta, a redução a zero do IPVA não é impositiva, mas serve como uma sinalização para estados e para o Distrito Federal. O texto segue para promulgação.

Baixar arquivo
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo