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Usuários reclamam de demora no atendimento dos Cras do DF

Tanto agendamento como liberação de benefícios são alvos de críticas
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Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional
04/04/2022 - 08:30
Brasília

Já não se vê filas para atendimento nem pessoas madrugando em frente às agências dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do Distrito Federal. Mas isso não significa que o atendimento à população está adequado. O que mudou é que agora o atendimento é feito com hora marcada, a partir de agendamento pela internet ou pelo telefone 156.

No entanto, de acordo com usuários, o agendamento está complicado e, quando acontece o atendimento, ele fica marcado para muito tempo depois - até meses.

A dona-de-casa Fábia Miranda relata que a demora não é só para conseguir o agendamento. A chegada efetiva dos benefícios sociais leva meses.

Mãe de uma criança de 2 anos, a lavradora Patrícia Pereira precisa atualizar o cadastro para continuar recebendo o Auxílio Brasil, o programa social que substituiu o Bolsa Família. Isso porque ela se mudou de outro estado para o Distrito Federal e está encontrando dificuldade no Cras.

A reportagem fez diversas tentativas de contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal para ter informações sobre as dificuldades relatados para o agendamento e se o órgão tem previsão para resolver o problema, mas não tivemos retorno.

O Cras é a porta de entrada para rede socioassistencial responsável por executar os serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos pelos governos federal, estadual e municipal. Ele é responsável por atender pessoas que fazem parte do Cadastro Único, beneficiários do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

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