Eclipse lunar poderá ser visto do Brasil no próximo domingo (15)

Publicado em 13/05/2022 - 12:12 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Terra vai encobrir totalmente a Lua na madrugada de domingo para segunda-feira. Será o único eclipse desse tipo visível no Brasil este ano.

Nosso planeta vai passar entre o Sol e a Lua. Com isso, a sombra da Terra é projetada no nosso satélite natural, até encobri-lo por completo.

O diretor do Clube de Astronomia de Brasília, Marcelo Domingues, explica que um efeito na nossa atmosfera vai deixar a superfície da Lua bastante avermelhada.

Ainda de acordo com o pesquisador, o fenômeno começa às 23h30 de domingo e está previsto para terminar um pouco antes das 2h de segunda. O auge será à 1h11, tudo isso no horário de Brasília. Marcelo Domingues conta que será possível ver o eclipse a olho nu.

A visibilidade depende da quantidade de nuvens no céu. E, nesse caso, a notícia não é boa. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de céu nublado de norte a sul do país, com direito a chuva em algumas regiões.

O próximo eclipse lunar visível do Brasil será no dia 14 de março de 2025.

*Com colaboração de Igor Cardim

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo