Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

Alerta laranja do Inmet vale até este domingo (22)

Publicado em 21/05/2022 - 11:51 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste. 

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Inmet, Insituto Nacional de Meteorologia, e vale até domingo, como explica o meteorologista Heráclio Alves.

As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o estado do Amapá.

Já a frente fria que avançou desde o último final de semana para a região Sul, passando pelo Sudeste e Centro-Oeste, começa a perder força na área central do país, como destaca Heráclito Alves.  

Nos estados das regiões Sul e Sudeste do país, a onda de frio segue com temperaturas de até 5 graus abaixo da média por um período de três a cinco dias.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Embrapa lança máquina para auxiliar quebradeiras de coco de babaçu

A tecnologia recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e auxilia o trabalho ancestral de mulheres que tiram do babaçu o sustento e a qualidade de vida para várias gerações. 

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra 16 casos de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde também investiga outros dez casos suspeitos, enquanto 23 foram descartados.

Baixar arquivo
Geral

Quinze cidades no Norte e Nordeste estão em estado de emergência

Inundações é a causa do estado de emergência no Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina. Já na Bahia e no Rio Grande do Norte o motivo é a estiagem. 

Baixar arquivo
Geral

Temporada de cruzeiros no Brasil será retomada no final outubro

A temporada de cruzeiros 2022/2023 dever ser a maior dos últimos 10 anos, prevê a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. 

Baixar arquivo
Economia

Procon do Rio fiscaliza postos de combustíveis após redução do ICMS

Fiscais do órgão iniciaram uma fiscalização em postos de todo o estado para garantir o cumprimento do decreto do governo, que reduz de 34% para 18% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gazeta

De caráter cultural, a Rádio Gazeta já se destacava desde o início, em 1943, dispondo de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores nacionais e internacionais.

Baixar arquivo