IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Percentual de pesquisa inédita representa quase 3 milhões de pessoas

Publicado em 25/05/2022 - 11:29 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 3 milhões de brasileiros declararam ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 que são homossexuais ou bissexuais. Esta é a primeira vez que o instituto coleta informações a respeito da orientação sexual em uma pesquisa domiciliar.

Um número maior, de aproximadamente 3,6 milhões de pessoas, preferiu não responder à pergunta. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde e foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo instituto.

Considerando o total da população do país, isso significa que 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais e 0,7% bissexuais. Há ainda uma parcela de 1,1% que não sabia dizer a sua orientação sexual e de 0,1% que se identifica de outra forma. Os que não quiseram responder compõem 2,3%.

Mas a pesquisadora do IBGE Maria Lucia Vieira ressalva que os números podem estar defasados, por causa do preconceito da sociedade.

Dados mais detalhados parecem comprovar a subnotificação geral e como o tema ainda é cercado de muito desconhecimento, inclusive a respeito do que as nomenclaturas significam. Entre os jovens de 18 a 29 anos, a porcentagem de homossexuais ou bissexuais quase dobra, para 4,8%. E a parcela também é maior entre as pessoas com ensino superior completo e renda familiar per capita mais alta. O local de moradia também parece influenciar.

Além disso, a porcentagem de pessoas que não sabe como se declarar ou preferiu não fazê-lo também foi maior entre os jovens, o que demonstra para o IBGE como eles ainda estão consolidando a sua identificação.

Maria Lucia explica que considerando todas as ressalvas, os dados brasileiros não diferem tanto dos encontrados em outros países...

A pesquisa mostrou ainda que a porcentagem de homens homossexuais foi maior do que a de mulheres, 1,4% frente a 0,9%. A relação se inverte no caso das pessoas bissexuais, situação de 0,5% entre eles e 0,8% entre elas.

Ciente de que essa é uma informação sensível, o IBGE explica que a pergunta sobre a orientação foi colocada junto a outras de cunho semelhante, feitas ao morador de forma reservada, e às quais ele só poderia responder sobre si mesmo e não a respeito de seus familiares.

A sondagem teve como alvo 108 mil domicílios de todo o Brasil.

Edição: Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

No Rio, 45 postos de combustíveis são autuados por não descontar ICMS

Dos mais de cem postos de combustíveis fiscalizados pelo Governo do Estado do Rio, nesta segunda-feira, quase a metade, 45, foram autuados por não ter aplicado o desconto devido com a redução da alíquota do ICMS. 

Baixar arquivo
Política

Com certidão, eleitor com pendência pode regularizar outros documentos

Certidão substitui o documento oficial e é solicitada para emitir ou regularizar documentos

Baixar arquivo
Saúde

Casos de síndrome respiratória crescem no país

A análise é referente ao período de 19 a 25 de junho

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

Baixar arquivo