IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Percentual de pesquisa inédita representa quase 3 milhões de pessoas

Publicado em 25/05/2022 - 11:29 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 3 milhões de brasileiros declararam ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 que são homossexuais ou bissexuais. Esta é a primeira vez que o instituto coleta informações a respeito da orientação sexual em uma pesquisa domiciliar.

Um número maior, de aproximadamente 3,6 milhões de pessoas, preferiu não responder à pergunta. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde e foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo instituto.

Considerando o total da população do país, isso significa que 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais e 0,7% bissexuais. Há ainda uma parcela de 1,1% que não sabia dizer a sua orientação sexual e de 0,1% que se identifica de outra forma. Os que não quiseram responder compõem 2,3%.

Mas a pesquisadora do IBGE Maria Lucia Vieira ressalva que os números podem estar defasados, por causa do preconceito da sociedade.

Dados mais detalhados parecem comprovar a subnotificação geral e como o tema ainda é cercado de muito desconhecimento, inclusive a respeito do que as nomenclaturas significam. Entre os jovens de 18 a 29 anos, a porcentagem de homossexuais ou bissexuais quase dobra, para 4,8%. E a parcela também é maior entre as pessoas com ensino superior completo e renda familiar per capita mais alta. O local de moradia também parece influenciar.

Além disso, a porcentagem de pessoas que não sabe como se declarar ou preferiu não fazê-lo também foi maior entre os jovens, o que demonstra para o IBGE como eles ainda estão consolidando a sua identificação.

Maria Lucia explica que considerando todas as ressalvas, os dados brasileiros não diferem tanto dos encontrados em outros países...

A pesquisa mostrou ainda que a porcentagem de homens homossexuais foi maior do que a de mulheres, 1,4% frente a 0,9%. A relação se inverte no caso das pessoas bissexuais, situação de 0,5% entre eles e 0,8% entre elas.

Ciente de que essa é uma informação sensível, o IBGE explica que a pergunta sobre a orientação foi colocada junto a outras de cunho semelhante, feitas ao morador de forma reservada, e às quais ele só poderia responder sobre si mesmo e não a respeito de seus familiares.

A sondagem teve como alvo 108 mil domicílios de todo o Brasil.

Edição: Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo