Inmet alerta para chuvas no Rio Grande do Norte e na Paraíba

A previsão até sábado é de ventos acima de 100 km por hora

Publicado em 27/05/2022 - 17:52 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luis-MA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira, novo aviso vermelho - que significa "grande perigo" - por causa das chuvas no litoral leste do Rio Grande do Norte e parte da Paraíba. A previsão até sábado é de ventos acima de 100 quilômetros por hora nos dois estados, além de chuvas que podem acumular mais de 100 milímetros no dia. Segundo o Inmet, as tempestades podem causar danos nas casas, corte de energia elétrica e queda de árvores. A chuva também deve provocar alagamentos, enxurradas e afetar o transporte nas estradas.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, as chuvas de intensidade moderada a forte vão durar até domingo, principalmente na região do Brejo e em parte do agreste Paraibano.

Em Alagoas, relatório da Secretaria do Meio Ambiente aponta que a barragem Vitor Wanderley, no município do Coruripe, 80 quilômetros ao sul de Maceió, está no volume máximo. Já na barragem da Cooperativa Pindorama, próxima dali, o dispositivo que regula a vazão da água se rompeu. Segundo o governo, o reparo só poderá ser feito quando as águas baixarem, nas próximas duas ou três semanas.

Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente de Alagoas, confirma que a forte chuva vai durar até domingo.

De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, mais de 3.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas em 33 municípios do estado. A pior situação é na cidade de São Miguel dos Campos, com quase mil pessoas afetadas nessas condições.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo