SP: Ministério Público investiga ação da prefeitura na Cracolândia

Publicado em 16/05/2022 - 19:53 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar se houve irregularidades nas intervenções da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia, especialmente nos dias mais violentos da operação: 12 e 13 de maio.

Na noite de quinta-feira, Raimundo Nonato Fonseca Junior, de 32 anos, foi baleado e morto. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, três policiais civis teriam sido responsáveis pelos tiros que mataram o usuário de crack.

No ofício que instaura o inquérito, os quatro promotores que vão ficar responsáveis pelos trabalhos no Ministério Publico argumentam que a operação realizada na região da Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, que passou a ser conhecida como Nova Cracolândia, foi mais violenta que a operação realizada em 2012, que ficou conhecida como "Dor e Sofrimento".

Naquela época, o prefeito era Gilberto Kassab, do PSD, e a própria prefeitura divulgou que operação tinha a intenção deliberada de causar intenso sofrimento físico e psíquico nos dependentes químicos como meio de forçá-los a buscar tratamento. Dez anos depois, o número de pessoas que fazem uso de crack na região continua o mesmo: cerca de DUAS mil pessoas no período noturno.

Vão ser convocados para prestar depoimento o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Bezerra Júnior, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Agapito Marques e o coordenador do programa “Rendenção”, Artur Guerra. Quando foi lançado, em 2017, ainda sob a gestão de João Dória, do PSDB, a promessa do programa Rendenção era promover cidadania e dignidade na região, especialmente para os dependentes químicos.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Conselho Federal de Medicina Veterinária regulariza telemedicina

A resolução detalha padrões técnicos e tecnológicos que serão adotados para realizar a prática.

Baixar arquivo
Economia

Com decisão do STF, RJ continua no Regime de Recuperação Fiscal

A decisão foi do ministro Dias Toffoli. Com ela, a União não poderá mais exigir que o estado forneça certidões relativas à regularidade com o sistema de seguridade social para a assinatura dos aditivos necessários ao Regime de Recuperação Fiscal.

Baixar arquivo
Geral

Operação realiza ação contra abuso e exploração sexual de menores

A Operação Luz na Infância, que tem como foco identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, praticados na internet, começou na manhã desta quinta-feira (30), com 163 mandados de busca e apreensão, sendo 74 deles no Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Pronampe: micro e pequenas empresas já podem aderir ao programa

Para obter o empréstimo, será necessário que os empresários compartilhem com a instituição financeira os dados de faturamento de suas empresas. Esse compartilhamento é feito digitalmente, pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Baixar arquivo
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo