Anatel autoriza bloqueio de chamadas de robocalls

Objetivo é evitar ligações de telemarketing feitas por robôs

Publicado em 06/06/2022 - 10:47 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, quer evitar o chamado telemarketing abusivo, aquelas ligações realizadas por robôs, conhecidas por robocalls.

E para isso, expediu medida cautelar que está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (06).

São mais de 100 mil chamadas disparadas por minutos, que duram até 3 segundos. A chamada não é completada, o telefonema  fica mudo, ou dá sinal de ocupado. O objetivo da ligação é confirmar se a linha está ativa para posteriormente, receber outras chamadas.

As operadoras têm prazo de 30 dias para bloquear chamadas de números sem usuários e 10 dias para enviar uma lista para a Anatel dos que fizeram ligações em volume e duração proibidos nos últimos 30 dias, geraram 100 mil ou mais chamadas por dia com duração de até 3 segundos.

Os usuários serão bloqueados por 15 dias até assinarem com a agência compromisso de se adequarem as regras.

As operadoras e os usuários que não seguirem as determinações poderão ser multados em até 50 milhões de reais.

O bloqueio de chamadas originadas, no entanto, não deve prejudicar a manutenção de outros serviços de telecomunicações contratados pelo usuário.

O bloqueio junto a Anatel só vai ser suspenso caso seja assinado um acordo para se adequar as regras.

A medida cautelar da Anatel vai ter vigência de 3 meses.

Vale lembra que, outra medida para combater o chamado telemarketing abusivo é a identificação pelo prefixo 0303. Até 8 de junho todas as empresas do setor deverão utilizar o código. A plataforma Não me Perturbe foi outro meio de tentar deter excesso de ligações abusivas.

Da Rádio Nacional , em Brasília, Ana Lúcia Caldas.

 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo