Mais de 70% dos domicílios rurais têm acesso à internet no país

Número é 20% superior ao período pré-pandemia, diz estudo do CGIbr

Publicado em 21/06/2022 - 14:46 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As pessoas nas áreas rurais estão com mais acesso à Internet. A proporção de usuários nessas áreas cresceu no Brasil em comparação ao período que antecede a pandemia, passando de 53% em 2019 para 73% no ano passado. Esses dados são da pesquisa TIC Domicílios, lançada pelo Comitê Gestor da Internet.

O levantamento revela ainda que, em 2021, 81% da população com 10 anos ou mais usou a Internet nos últimos três meses – o que corresponde a 148 milhões de indivíduos. Esse número cresceu especialmente nas regiões Norte, Sul e Nordeste em relação a 2019.

Essa é a 17ª edição da pesquisa que trouxe resultados que reforçam a importância do acesso à Internet durante a pandemia.

Fabio Storino, coordenador da TIC Domicílios, destacou que a presença de conexão de Internet nos domicílios aumentou em todos os extratos analisados.

Um outro dado importante é que, em 2021, os aparelhos de televisão superaram os computadores no que diz respeito ao acesso à Internet. Ao todo, 74 milhões de indivíduos acessaram a Internet usando a televisão, um acréscimo de 25 milhões de usuários no período.  Agora, as TVs só perdem para os celulares em quantidade de usuários.

O estudou revelou ainda que 64% das pessoas usam apenas o celular para ter acesso à Internet. O indicador é maior entre os que vivem em áreas rurais e aqueles que pertencem às classes D e E. Fábio Storino explica que esse dado tem um impacto importante no desenvolvimento de habilidades digitais.

O uso do comércio eletrônico e de serviços públicos digitais aumentou também se comparado a 2019. Entre as atividades realizadas pela Internet, ouvir podcasts foi a que mais cresceu em relação ao período pré-pandemia. O acesso a vídeos, programas, filmes ou séries pela Internet, além de músicas também registrou crescimento no período. 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Cryptolavagem: Gaeco apreende R$ 48 mil em casa de vereador do Rio

Na ponta das investigações pelo crime de lavagem de dinheiro também estão Glaidson Acácio dos Santos,  conhecido como Faraó do Bitcoin, e Carlos Alexandre da Silva

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz avalia que vitamina B12 pode atenuar inflamação da covid

No entanto, ainda são necessários estudos clínicos antes que a B12 possa ser usada com segurança no tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus e também que a vitamina não terá efeitos na prevenção da doença

Baixar arquivo
Geral

Conselho de Administração da Petrobras tem novo presidente

Gileno Gurjão Barreto,  presidente do Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, assume o cargo

Baixar arquivo
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo