Mais de 70% dos domicílios rurais têm acesso à internet no país

Número é 20% superior ao período pré-pandemia, diz estudo do CGIbr

Publicado em 21/06/2022 - 14:46 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As pessoas nas áreas rurais estão com mais acesso à Internet. A proporção de usuários nessas áreas cresceu no Brasil em comparação ao período que antecede a pandemia, passando de 53% em 2019 para 73% no ano passado. Esses dados são da pesquisa TIC Domicílios, lançada pelo Comitê Gestor da Internet.

O levantamento revela ainda que, em 2021, 81% da população com 10 anos ou mais usou a Internet nos últimos três meses – o que corresponde a 148 milhões de indivíduos. Esse número cresceu especialmente nas regiões Norte, Sul e Nordeste em relação a 2019.

Essa é a 17ª edição da pesquisa que trouxe resultados que reforçam a importância do acesso à Internet durante a pandemia.

Fabio Storino, coordenador da TIC Domicílios, destacou que a presença de conexão de Internet nos domicílios aumentou em todos os extratos analisados.

Um outro dado importante é que, em 2021, os aparelhos de televisão superaram os computadores no que diz respeito ao acesso à Internet. Ao todo, 74 milhões de indivíduos acessaram a Internet usando a televisão, um acréscimo de 25 milhões de usuários no período.  Agora, as TVs só perdem para os celulares em quantidade de usuários.

O estudou revelou ainda que 64% das pessoas usam apenas o celular para ter acesso à Internet. O indicador é maior entre os que vivem em áreas rurais e aqueles que pertencem às classes D e E. Fábio Storino explica que esse dado tem um impacto importante no desenvolvimento de habilidades digitais.

O uso do comércio eletrônico e de serviços públicos digitais aumentou também se comparado a 2019. Entre as atividades realizadas pela Internet, ouvir podcasts foi a que mais cresceu em relação ao período pré-pandemia. O acesso a vídeos, programas, filmes ou séries pela Internet, além de músicas também registrou crescimento no período. 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo