Mais de 70% dos domicílios rurais têm acesso à internet no país
![Cléverson Oliveira/MCom celular, Minicom](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
As pessoas nas áreas rurais estão com mais acesso à Internet. A proporção de usuários nessas áreas cresceu no Brasil em comparação ao período que antecede a pandemia, passando de 53% em 2019 para 73% no ano passado. Esses dados são da pesquisa TIC Domicílios, lançada pelo Comitê Gestor da Internet.
O levantamento revela ainda que, em 2021, 81% da população com 10 anos ou mais usou a Internet nos últimos três meses – o que corresponde a 148 milhões de indivíduos. Esse número cresceu especialmente nas regiões Norte, Sul e Nordeste em relação a 2019.
Essa é a 17ª edição da pesquisa que trouxe resultados que reforçam a importância do acesso à Internet durante a pandemia.
Fabio Storino, coordenador da TIC Domicílios, destacou que a presença de conexão de Internet nos domicílios aumentou em todos os extratos analisados.
Um outro dado importante é que, em 2021, os aparelhos de televisão superaram os computadores no que diz respeito ao acesso à Internet. Ao todo, 74 milhões de indivíduos acessaram a Internet usando a televisão, um acréscimo de 25 milhões de usuários no período. Agora, as TVs só perdem para os celulares em quantidade de usuários.
O estudou revelou ainda que 64% das pessoas usam apenas o celular para ter acesso à Internet. O indicador é maior entre os que vivem em áreas rurais e aqueles que pertencem às classes D e E. Fábio Storino explica que esse dado tem um impacto importante no desenvolvimento de habilidades digitais.
O uso do comércio eletrônico e de serviços públicos digitais aumentou também se comparado a 2019. Entre as atividades realizadas pela Internet, ouvir podcasts foi a que mais cresceu em relação ao período pré-pandemia. O acesso a vídeos, programas, filmes ou séries pela Internet, além de músicas também registrou crescimento no período.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília, (DF), 08.08.2024 - Lideranças indígenas Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul realizam ato pelo fim do massacre em curso na TI Panambi – Lagoa Rica. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO Rio de Janeiro (RJ) 28/01/2025 - Cena do filme - Cinema deve olhar para violações a indígenas na ditadura.
Foto: Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Podcast Dizem as Fontes EP 2 A Entrevista](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Maiara Cerqueira/MinC Salvador (BA), 06/02/2025 - Ministra da Cultura Margareth Menezes visita Igreja de São Franscisco de Assis, no Pelourinho, que teve o teto desabado. Foto: Maiara Cerqueira/MinC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo Rio de Janeiro (RJ) 13/01/2025 - imersão na floresta crianças e adolescente do projeto aldeias visitam o rio Xingu
Foto: Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)