logo Radioagência Nacional
Geral

Parque Nacional do Itatiaia registra a menor temperatura do país

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
14/06/2022 - 12:23
Rio de Janeiro

A uma semana da chegada do inverno, as temperaturas despencaram em todo o estado do Rio de Janeiro e o Parque Nacional do Itatiaia registrou, na madrugada desta terça-feira, -11,4 graus.

Foi o recorde de temperatura mais baixa no Brasil neste ano. Em uma outra estação do parque, o Instituto Nacional de Meteorologia marcou -7,8 graus.

Mas, para o chefe do Parque, Luiz Aragão, o frio pode ter sido mais intenso ainda. Só que não foi marcado porque a antena da estação meteorológica que fica nas margens do rio Campo Belo, congelou.

Aragão destacou que após marcar -11,4 graus, às 2 horas da madrugada desta terça, a estação, na parte alta do parque, onde fica o Pico das Agulhas Negras, parou de transmitir. Ele acredita que por volta das 5 da manhã, a temperatura chegou próximo de -13 graus.

O Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Resende e Itatiaia, no sul fluminense, além de parte de Minas Gerais. É o primeiro Parque Nacional do país, criado em 1937, na Serra da Mantiqueira, e é ponto de visita obrigatório no roteiro dos caçadores de frio.

Na capital, as temperaturas também estão baixas e, de acordo com Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a mínima prevista para esta terça-feira é de 12 graus. O tempo permanece nublado e há previsão de chuva fraca e moderada durante o dia.

Para esta quarta-feira, 15 de junho, a menor temperatura prevista é de 11º, enquanto a máxima deve chegar a 25º. A previsão é de um dia nublado e sem chuva. Mas, na quinta e sexta, a temperatura começa a subir gradualmente.

O mar continua de ressaca, com ondas de até três metros em toda a orla. A Marinha emitiu alerta para pescadores e embarcações evitarem entrar no mar.

x