PF investiga quadrilha especializada na extração ilegal de ouro

Publicado em 28/06/2022 - 12:08 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Polícia e a Receita Federal cumpriram, nesta terça-feira (28), 52 mandados de busca e apreensão em endereços de líderes de uma quadrilha investigada por lavagem de dinheiro. Outros alvos da operação também são os principais intermediários de um esquema que envolvia extração e comércio ilegal de ouro.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em São Paulo e foram cumpridos em nove estados. Além de São Paulo, os agentes atuaram em Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia, além do Distrito Federal. Ao todo, mais de 200 policiais e 14 auditores da Receita Federal participaram da operação. 

A polícia recolheu em diversos endereços ouro extraído ilegalmente, em pedaços ou que já havia sido fundido para comercialização. Também foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro.

Os 40 investigados podem responder por vários crimes. Entre eles: lavagem de ativos, receptação qualificada, falsidade ideológica, redução do pagamento de tributos, por dificultar a fiscalização ambiental e, ainda, usurpação de bem mineral. A Justiça Federal em São Paulo também autorizou o bloqueio de 614 milhões de reais dos investigados.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo