PF investiga quadrilha especializada na extração ilegal de ouro

Publicado em 28/06/2022 - 12:08 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Polícia e a Receita Federal cumpriram, nesta terça-feira (28), 52 mandados de busca e apreensão em endereços de líderes de uma quadrilha investigada por lavagem de dinheiro. Outros alvos da operação também são os principais intermediários de um esquema que envolvia extração e comércio ilegal de ouro.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em São Paulo e foram cumpridos em nove estados. Além de São Paulo, os agentes atuaram em Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia, além do Distrito Federal. Ao todo, mais de 200 policiais e 14 auditores da Receita Federal participaram da operação. 

A polícia recolheu em diversos endereços ouro extraído ilegalmente, em pedaços ou que já havia sido fundido para comercialização. Também foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro.

Os 40 investigados podem responder por vários crimes. Entre eles: lavagem de ativos, receptação qualificada, falsidade ideológica, redução do pagamento de tributos, por dificultar a fiscalização ambiental e, ainda, usurpação de bem mineral. A Justiça Federal em São Paulo também autorizou o bloqueio de 614 milhões de reais dos investigados.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa libera uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Consórcio privado vence leilão para gerir 454 km de rodovias em MG

O consórcio formado pelas empresas Equipav e Perfin arrematou em pouco mais de R$ 377 milhões o valor da concessão. Grupo já havia vencido outro leilão na semana passada. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Estudo revela quais insumos da amazônia são mais pesquisados no país

Açaí, tucumã e buriti são os que mais apareceram em pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região, segundo a empresa World-Transforming Technologies.

Baixar arquivo
Esportes

Tenista Bia Haddad sofre derrota no 1º Jogo do WTA 1000 de Toronto

E no dia 27 de agosto, Berlim na Alemanha recebe o Mundial IAU de 100 quilômetros. Para representar o Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo convocou dez atletas, cinco no naipe feminino e cinco no masculino.

Baixar arquivo
Economia

Leilão de oferta permanente de partilha será em 16 de dezembro

O regime de partilha é aquele em que as empresas contratantes são obrigadas a reservar uma parte do óleo extraído dos poços de petróleo para a União.

Baixar arquivo
Geral

Operação desarticula organização que traficava drogas do Paraguai

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira, a "Operação Lottus" contra uma organização criminosa que despachava drogas trazidas do Paraguai, por meio do lago de Itaipu, para outros estados do país."

Baixar arquivo