Brasil pode ser reconhecido como produtor mundial de chocolates finos

Publicado em 07/07/2022 - 14:05 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

De acordo com Paula Soares, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, esse é o primeiro passo para o reconhecimento.

Em outubro, produtores de chocolate se preparam para participar em Paris de um importante evento do setor. De acordo com Paula Soares, uma oportunidade para promover o uso de produtos tradicionais brasileiros no chocolate.

Hoje, a produção brasileira de chocolate é voltada para atender a demanda interna. Segundo a Apex, o brasileiro come em média 2,5 quilos de chocolate por ano.

Em 2019, foram produzidas cerca 28 milhões de toneladas da especiaria no país. Bahia e Pará são os principais produtores.

Apenas 4% da produção nacional é exportada, entre os principais destinos estão nossos vizinhos Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Neste sábado (13), Botafogo e Atlético Goianiense se enfrentam no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

BNDES registra lucro de R$ 11,7 bilhões no segundo trimestre de 2022

O desempenho foi influenciado por receita com dividendos e a recuperação de crédito em função da liquidação integral da dívida do Grupo Oi.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta sexta-feira (12)

O município de Anchieta, no Espírito Santo, faz aniversário com tempo encoberto pela manhã e claro à tarde. Os termômetros marcam mínima de 16 e máxima de 23º C. A umidade relativa do ar varia de 40 a 70%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (12)

Em Florianópolis, Santa Catarina, tempo encoberto e temperatura variando de 14 a 18º C. A umidade do ar vai de 70 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (12)

Na cidade do Rio de Janeiro, céu nublado pela manhã e claro à tarde. A temperatura varia de 15 a 22º C. A umidade do ar vai de 40 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (12)

Recife, em Pernambuco, tem céu claro o dia todo. A temperatura varia de 21 a 27º C. A umidade relativa do ar fica entre 55 e 95%.

Baixar arquivo