A Defesa Civil Nacional reconheceu oito municípios de Pernambuco em situação de emergência provocada pelas fortes chuvas que deixaram as cidades alagadas no estado.
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. As cidades são Barreiros, Belém de Maria, Calçado, Capoeiras, Ibirajuba, Jupi, Lagoa de Gatos e São João.
Cidades de outros estados também tiveram situação de emergência reconhecida, nesta segunda-feira, por causa de desastres naturais. Coari, no Amazonas, e Curitibanos, em Santa Catarina, registraram inundações, enquanto Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, foi afetada por enxurradas. Tanhaçu, na Bahia, Deputado Irapuan Pinheiro, no Ceará, e Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte, passam por um período de estiagem.
A concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional abre caminho para que os municípios atingidos por desastres solicitem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.