Depois que o Ministério da Justiça suspendeu as atividades de 180 que faziam telemarketing abusivo, a pasta lançou uma nova plataforma. A ideia é que a população denuncie as empresas que insistirem com essas práticas inconvenientes.
É o site denuncia-telemarketing.mj.gov.br. O secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Roca, explica que a suspensão, ocorrida na última segunda-feira, diz respeito somente às práticas abusivas e não às empresas de telemarketing que tem relação saudável com o consumidor. Por isso, devem ser denunciados apenas os casos abusivos.
Para fazer a denúncia, o cliente deve acessar o site denuncia-telemarketing.mj.gov.br e preencher o formulário eletrônico. No campo de informações, é preciso inserir a data e o número de origem da chamada, incluindo o DDD, caso tenha. Também deve ser colocado o nome da empresa de telemarketing e em nome de qual empresa é feita a ligação. O cliente pode informar ainda se permitiu receber oferta de produtos e serviços daquela empresa.
Na última segunda-feira, 180 empresas suspeitas de telemarketing abusivo tiveram as atividades suspensas pela Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor. A ação teve apoio dos Procons de todo o Brasil. Com isso, foram suspensas as ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores. Uma prática comum é as empresas obterem dados dos clientes de maneira ilegal. A Senacon suspendeu as atividades das 180 empresas depois do alto número de queixas registradas no SINDEC, Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, e também no portal consumidor.gov.br.