A prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu restabelecer, nesta terça-feira, os sistemas de pagamento da Secretaria de Fazenda, oito dias após o datacenter do município ser alvo de ataque cibernético. Com isso, a liberação dos salários dos servidores e de fornecedores está garantida. Também já foram depositados benefícios do funcionalismo, como os auxílios creche, moradia e medicamento.
Com o retorno do sistema de pagamento, a prefeitura voltou a liberar, ainda, os Auxílios Habitacionais Temporários.
O site prefeitura.rio segue como plataforma de informações aos cariocas e só deixará de fazer este serviço quando todo o portal atacado estiver funcionando normalmente. Os perfis do município em redes sociais também estão à disposição da população.
Equipes de técnicos seguem com o trabalho ininterrupto para o restabelecimento total do datacenter municipal e a volta de todos os sistemas. Aqueles que ainda não estão online permanecerão desta maneira até que todo o ambiente digital fique seguro.
A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática investiga o ataque hacker para identificar e punir os culpados.
Todas as informações sobre os serviços afetados e a orientação para cada um deles estão disponíveis no site: prefeitura.rio.
.