Após explosões em carros com gás, postos serão fiscalizados no Rio

Publicado em 16/08/2022 - 11:34 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois da explosão de três cilindros de GNV, o Gás Natural Veicular, em veículos durante abastecimento em postos de combustíveis e que mataram duas pessoas em menos de um mês no Rio de Janeiro, diversos órgãos de fiscalização iniciaram nesta terça-feira (16) uma força-tarefa para verificar se as normas de segurança estão sendo respeitadas.

Liderados pela ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, fiscais vão percorrer vários postos de combustíveis para garantir, por exemplo que o abastecimento com GNV está respeitando o limite máximo de pressão, que é de 220 bar.

Segundo o superintendente de fiscalização da ANP, Marcelo Silva, usuários e trabalhadores dos postos de combustíveis devem ter a compreensão de que as normas relativas ao uso do cilindro precisam ser cumpridas.

Ele enfatizou que os consumidores devem fazer a instalação do kit gás em estabelecimentos credenciados pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, o que garante maior segurança; e, ainda, fazer manutenções e verificações periódicas no kit gás.

Além da ANP, participam da força-tarefa, o Procon, a concessionária Naturgy, o Instituto de Pesos e Medidas, o Inmetro, o Detro, o Detran e a secretaria municipal de Transportes.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo