Brasil se comove com a morte de Jô Soares

Publicado em 05/08/2022 - 20:03 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil perdeu nessa sexta-feira o jornalista, humorista, escritor, ator e diretor Jô Soares.

Jô Soares estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o final de julho, para tratar de uma pneumonia. Morreu na madrugada dessa sexta-feira, às 2h30.

A notícia comoveu o país.

Artistas, políticos e anônimos homenagearam Jô Soares relembrando suas tiradas de humor elegante e popular.

José Eugênio Soares estreou na TV em 1956, no programa Praça da Alegria, da TV Record. Quinze anos depois estreava seu primeiro programa na TV Globo: Faça Humor Não Faça Guerra e abriu caminho para uma série de personagens icõnicos, como o doutor Souza Pacheco que só completava uma frase depois de um gole no uísque.

Na década de 1980, já muitos quilos acima do peso, estreou o programa Viva o Gordo e assumiu de vez a característica física como identidade.

Jô Soares usou de ironia fina para fazer a crítica social e política e antecipar tendências, como os aplausos do operário Zé para a inflação.

E se mostrou à frente do seu tempo com figuras como o Capitão Gay, defensor da diversidade.

Fez história ao juntar no mesmo sofá Nair Bello, Lolita Rodrigues e Hebe Camargo.

Ele também fez teatro, foi diretor de cinema, publicou 7 livros, além de uma autobiografia dividida em dois volumes e estava preparando um último romance policial.

Jô Soares morreu aos 84 anos. A pedido da família o hospital não divulgou a casa da morte. Também não foi divulgado o local do velório e sepultamento que está restrito a amigos e familiares. O governo de São Paulo decretou luto oficial de três dias.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite.

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa fiscaliza veículos, postos e instaladoras de kits GNV

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou balanço da operação realizada para fiscalizar veículos que abastecem com gás natural veicular nos postos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da EBC têm inscrições abertas até 31 de agosto

Em comemoração ao centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação promove o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil com inscrições gratuitas.

Baixar arquivo
Política

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

As eleições deste ano terão o maior percentual de candidatos indígenas desde 2014. São 176 candidatos autodeclarados indígenas que devem concorrer a um cargo político, o que representa 0,6% do eleitorado.

Baixar arquivo
Geral

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

MCTI investe em pesquisa para transplante de órgãos suínos em humanos

O processo é chamado de xenotransplante e atualmente utiliza porcos geneticamente modificados para pesquisas. De acordo com especialistas, talvez seja possível a utilização em humanos de rins, coração, fígado, além de enxerto de pele. 

Baixar arquivo