Censo 2022 começa nesta quarta-feira em territórios indígenas

Publicado em 10/08/2022 - 10:10 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Censo 2022 chega hoje aos territórios indígenas. Até o dia 31 de outubro, cerca de 1.500 recenseadores visitarão mais de 630 aldeias e 5.500 comunidades. A pesquisa nacional vai alcançar inclusive os indígenas residentes em áreas urbanas ou rurais, e os provenientes de outros países.

Além de saber exatamente qual o tamanho desta população que vive em mais de 5.400 agrupamentos em diferentes pontos do Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai coletar dados como idiomas, hábitos, costumes, infraestrutura, acesso a recursos naturais, à educação e saúde. Todo o trabalho tem como primeira etapa contatos com as lideranças para explicar o que é o Censo Demográfico, de forma a permitirem a entrada das equipes de pesquisa nas aldeias.

O gerente de territórios tradicionais e áreas protegidas do IBGE, Fernando Damasco, ressalta a importância desse primeiro contato para que todos colaborem.

Para a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes, um dos desafios é o mapeamentos desses territórios.  Ela destaca o papel fundamental das lideranças indígenas para que o trabalho aconteça.

Após esse primeiro contato, começará de fato a aplicação dos questionários para levantamento de todos os dados sobre a aldeia ou a comunidade, a partir de visitas a todas as habitações para conversar com as famílias.

Segundo o IBGE, o Censo Demográfico 2010 foi a primeira pesquisa que registrou a quantidade de etnias e de línguas indígenas existentes no Brasil. O Instituto contou quase 897 mil indígenas, de 305 etnias ou povos, falantes de 274 línguas. O levantamento apontou, ainda, que a terra com maior população era a Yanomami, localizada nos estados do Amazonas e de Roraima, com 25,7 mil habitantes.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo