Caso raro de gêmeos de pais diferentes chama atenção em Goiás

Publicado em 09/09/2022 - 16:17 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nos últimos dias, um caso curioso chamou a atenção. Na cidade de Mineiros, interior de Goiás, gêmeos da mesma barriga e gerados no mesmo dia - com diferença de algumas horas - têm pais diferentes. Na medicina isso se chama superfecundação heteropaternal.

A situação foi descoberta depois que a mãe das crianças fez um exame de DNA e descobriu que cada bebê era de um pai. A história despertou a curiosidade do professor do curso de medicina na cidade Túlio Franco, que define a situação como “muito incomum”.

Túlio Franco conta que a esse tipo de fecundação é rara e, segundo a literatura médica, existem 20 casos em todo o mundo. No Brasil, este é o segundo, de acordo com o especialista. Túlio Franco ainda ressalta que, mesmo tendo pais diferentes, os bebês são gêmeos.

Devido à raridade da situação, o professor de medicina Túlio Franco vai coordenar um estudo sobre o caso entre os alunos dele e buscar publicação em revista científica internacional.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Brasileiros retiraram quase R$ 400 milhões da poupança em agosto

Neste ano, em cinco meses, a retirada superou a entrada de valores.

Baixar arquivo
Geral

PGR pede que PF analise explicações sobre violações a bloqueio do X

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou que a Polícia Federal analise as explicações da rede social X a respeito de investigados que driblam ordens de bloqueio impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

SP: metade dos adolescentes mortos por violência estava fora da escola

É o que aponta estudo do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a partir de dados coletados entre 2018 e 2020. No período analisado, 1.309 adolescentes morreram por violência no estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Brasil tinha mais de 830 mil pessoas em domicílios coletivos em 2022

A grande maioria (479 mil) estava em penitenciárias e centros de detenção. Outros 160 mil pessoas viviam em asilos e instituições de longa permanência. As informações são do Censo 2022, do IBGE.

Baixar arquivo
Geral

Anatel informa ao STF que Starlink suspendeu acesso à rede X

Agência Nacional de Telecomunicações informou ao Supremo que a empresa bloqueou cerca de 224.500 acessos em todo país, a partir da noite da última quarta-feira. 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta sobre aumento dos casos de covid-19 no país

São Paulo e Goiás lideram o número de registros, como aponta a última edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo